História da Sensient

A Sensient Technologies Corporation utiliza avançadas tecnologias ao redor do mundo para desenvolver compostos para alimentos e para bebidas especializadas, ingredientes para cosméticos e farmacêuticos, tintas para impressoras e tintas especiais, químicas para display imaging e outros produtos especiais. Os clientes da companhia são grandes empresas que representam marcas internacionalmente reconhecidas.

Sensient Technologies foi fundada em 1882 como a Meadow Springs Distilling Company. Nos finais do ano 1800, a companhia mudou seu nome para National Distilling Company.

Em 1919 surgiram as proibições que ameaçaram a existência da companhia. Nesse meio tempo a National Distilling Company havia criado um negócio de vendas de levedura e começou a distribuir o produto como o nome Red Star Yeast. Após este evento a companhia passou a se chamar de Red Star Yeast and Products Company.

Durante os anos sessenta, a Red Star Yeast mudou a produção de uma única linha de produtos para uma companhia de produtos de alimentos altamente diversificados. A companhia mudou seu nome para Universal Foods Corporation em 1962 para enfatizar seu crescimento nos novos seguimentos do mercado.

A Sensient tem pago dividendos regularmente desde 1977. As Universal Foods, se tornou um membro da New York Stock Exchange em 1977 e ainda aparece como membro da Bolsa com as designações SXT.

Kenneth P. Manning, acionista da Sensient Technologies e seu CEO, se juntou em 1987 como vice-presidente do grupo. Quando o senhor Manning foi nomeado CEO da Universal Foods em 1996, ele começou a dirigir a companhia para um novo rumo, baseado na expertise da companhia nas áreas de corantes e aromas, acelerando sua expansão por meio de aquisições estratégicas. Desde 1997, a corporação adquiriu outras 20 companhias.

No ano 2000 a Universal Foods mudou seu nome para Sensient Technologies Corporation para refletir a expansão da sua atuação. Depois da mudança do nome, a Sensient vendeu a Red Star Yeast em 2001, como parte de uma estratégia para despir-se de negócios de mercadorias não lucrativas.

As aquisições da Sensient tem fortalecido dramaticamente seus negócios e permitiram a Sensient entrar em novos mercados ao redor do mundo. Essas aquisições provém do fortalecimento da base da companhia, atualmente focado no operacional. A Sensient é uma companhia de químicos especializados que se concentra em tecnologias de mercado especializado onde possa agregar valor.