Governança Corporativa

Código de Conduta

Todos os empregados da Sensient Technologies no Brasil, bem como todos os diretores e funcionários, são responsáveis por entender e aderir às políticas definidas no Código de Conduta.

O documento disponível no link abaixo para ser baixado em formato Adobe PDF, demonstra as normativas gerais da Sensient, suas políticas e procedimentos. Além de aderir à todas as leis internacionais, federais e estaduais, espera-se que os empregados da Sensient mantenham altos padrões de relacionamento e ética pessoal ao realizar seus deveres profissionais. As violações deste código devem ser rapidamente reportadas ao Vice-Presidente Corporativo de Recursos Humanos ou a qualquer membro do departamento legal corporativo.

• Código de Conduta (Adobe PDF)

Critérios de Conduta para Empregados Internacionais

Este documento é uma versão modificada do Código de Conduta que é utilizado para todos os empregados da Companhia, com base no Brasil. Estabelece os mesmos requerimentos referentes à ética pessoal na realização dos deveres profissionais, mas exclui algumas partes relacionadas às leis Brasileiras.

• Critérios de Conduta (Adobe PDF)

Código de Ética para Diretores Financeiros Sênior

Este código estabelece critérios e procedimentos a serem seguidos por nosso CEO, nosso Presidente, Diretor de Finanças, Diretor Financeiro Contábil, Auditor Financeiro e todas as pessoas que executam funções similares, para assegurar que os negócios da Companhia sejam conduzidos legalmente e de forma ética. Este Código de Ética suplementa ao código de conduta da companhia.

• Código de Ética para Diretor Financeiro Sênior (Adobe PDF)

Diretrizes de Governança Corporativa

As Diretrizes de Governança Corporativa cobrem uma ampla extensão de assuntos governamentais, que incluem os critérios de qualificação  e responsabilidades dos diretores, seu acesso aos conselheiros de gestão e dependências, sua compensação e orientação para continuação de sua educação, sucessão de administração e avaliação anual de desempenho do Conselho de administração.

• Diretrizes de Governança Corporativa (MS Word)

Tabela de Nomeação e Fundação do Comitê de Governança - Seção 3.17 do Regimento da Companhia Presidente: William Hickey

Esta tabela estabelece propósitos, estrutura, operações, deveres, responsabilidades, autoridades e recursos do Comitê Corporativo de Nomeação e Fundação do Conselho. Entre outras funções, este comitê: (i) Estuda e faz recomendações referentes à composição do Conselho e sua estrutura de comitê e revisa a compensação do conselho e do membro do comitê; (ii) Recomenda pessoas para serem nomeadas pelo conselho, serem eleitas como diretores da companhia e para servir como apoio na reunião anual de acionistas; (iii) levam em consideração candidatos nomeados pelos acionistas; (iv) auxilia o Conselho na determinação do  estatuto de independência de cada diretor; (v) desenvolve um conjunto de princípios de governança corporativa para a companhia e o reavalia anualmente; (vi) inspeciona o sistema de governança corporativa e a evolução do Conselho.

• Tabela de Comitê de Nomeação e Governança Corporativa (MS Word)

Tabela do Comitê de Auditoria - Seção 3.14 do Regimento da Companhia Presidente: Hank Brown

Esta tabela declara o propósito, estrutura, operações, deveres, responsabilidades, autoria e recursos do comitê de auditoria do conselho. Este comitê, entre outras coisas: (i) tem responsabilidade exclusiva de direcionar, finalizar, compensar, supervisionar os auditores independentes da companhia, aprovar qualquer trabalho auditado e não auditado que seja autorizado pelos auditores independentes; (ii) revisa a adequação e apropriação da estrutura do controle interno da Companhia e recomenda melhorias, incluindo avaliação da direção de controles internos e a função de auditor interno; (iii) revisa com os auditores independentes seus relatórios de declarações financeiras consolidadas da Companhia e a adequação do processo dos relatórios financeiros, incluindo a seleção de políticas contábeis; (iv) revisa e analisa juntamente com a direção, as práticas da Companhia que se referem às publicações de imprensa sobre ganhos, provisão de informações financeiras, guias de ganhos para analistas e agências de ratings; (v) obtém e revisa o informe anual do auditor independente que analisa a qualidade de controle do auditor independente, qualquer indagação ou investigação feita pelo governo ou auditorias profissionais dentro de cinco anos e; (vi) estabelece políticas de contratação para empregados ou empregador dos auditores independentes; (vii) estabelece procedimentos para receber reclamações sobre assuntos de contabilidade (viii) revisa a adequação e a pertinência das várias políticas da companhia que tratam dos princípios das atividades corporativas.

• Tabela do Commitê de Auditoria (MS Word)

Tabela do Comitê de Compensação e Desenvolvimento - Seção 3.15 da Corporation Bylaws Presidente: James Croft

Esta tabela estabelece o propósito, estrutura, operações, deveres, responsabilidades, autoria e recursos do Comitê de Compensação e Desenvolvimento do Conselho. Este comitê, entre outras coisas: (i) revisa e aprova todos os programas de compensação para a direção sênior da Companhia, incluindo estrutura de salário, salário básico e plano de compensação a curto e longo prazo, incluindo opções de ações e programas de benefício de margem não qualificada; (ii) prepara relatórios para a declaração anual; (iii) revisa e aprova mudanças anuais na compensação de cada diretor, incluindo salário básico e prêmios de incentivo a curto e longo prazo, e aprova os contratos dos empregados executivos; (iv) Recomenda ao Conselho anualmente a eleição dos Diretores da Companhia; e (v) anualmente revisa a eficiência do CEO (Diretor Geral) e revisa e aprova os planos de desenvolvimento, direção e sucessão do CEO para a Companhia.